3 de outubro de 2013

Oficina de Técnicas de Jornalismo Digital

Por Thaís Cavalcante


Dia 03 de Outubro (quinta-feira) as 14h, aconteceu no Ceasm uma Oficina sobre Técnicas de Jornalismo Digital. Que foi criada e realizada por duas alemãs, Kristin Cmc e Gheorgyana Bui, através do Projeto Arte Media Maré. Para participar, não precisou de inscrição e era aberto a moradores de todo o Complexo da Maré.

A Oficina de Jornalismo Digital se iniciou com a apresentação de mídias famosas da Alemanha que, depois foram relacionadas as mídias comerciais do Brasil. A comunicação alternativa foi citada por todos, como a melhor forma de interagir e informar aquela maioria que não é representada, principalmente pela televisão.

O conceito de mídia digital também foi formado pelos alunos presentes que, de algum modo são ligados a comunicação comunitária e popular. Vários significados semelhantes sobre "O que é Jornalismo Digital" se uniram em um cartaz, durante a oficina. Foi falado também sobre o papel do jornalista de interagir com o leitor, a partir do seu texto e de comentários publicados.

Divulgação, atualização, conexão rápida e fácil acesso. Esses são os pontos positivos que o Jornalismo Digital dispõe para utilização daqueles que podem e sabem aproveitar o mundo virtual.
Como exemplo de Comunicação Popular, o Jornal O Cidadão foi citado no final da Oficina de Jornalismo. Seus 14 anos de luta popular, superou o modo como é visto a Maré e outras favelas. Caracteriza uma verdadeira identidade local para os moradores que vivem diariamente essa realidade.

Na próxima quinta-feira (dia 10/10) as 14h acontecerá no Ceasm a 2º parte da Oficina de Técnicas de Jornalismo Digital. Todos são convidados a participar desta bela troca de aprendizagem que o Projeto Arte Media Maré está nos proporcionando!

Conheça mais o Projeto nos links abaixo:
https://www.facebook.com/artmediamare
http://vimeo.com/72098283

Nenhum comentário:

Postar um comentário