10 de outubro de 2013

A MARÉ SEM PRECONCEITO

Foto por Renata Guilherme
Por Eliano Félix e Thaís Cavalcante

Aconteceu nesse domingo, dia 06 de outubro, na Vila do João e Conjunto Pinheiros, a 5a edição da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuias e Transgêneros) da Maré. Num dia ensolarado, a concentração aconteceu às 14 horas, na passarela 06 da Avenida Brasil. Com o tema “Maré sem Preconceito”, e na presença de mais de 10 mil pessoas, segundo a organização, num momento de orgulho e luta por direitos, o evento contou com diversas atrações, simpatizantes, convidados, dois trios elétricos e show de pagode. Marcaram presença também os artistas David Brazil, padrinho do evento na Maré , e Suzy Brasil, num desfile que contou com muito sorrisos, depoimentos, danças, fotos e glamour.

O Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bixessuais e Transexuais) teve cores que trouxe a Parada alegria e muito festejo. Com bandeiras coloridas por muitas ruas da Maré e carros de som que eram seguidos por todos, mostraram a força e o apoio de todos os gays à aqueles que tem sua condição sexual fora do padrão conservador. Músicas pops, eletrodance e o conhecido funk, deram trilha sonora a essa Parada Gay que, se mostra anualmente e quer viver sem preconceito dentro e fora de sua favela.
Foto por Renata Guilherme
Com o intuito de manter informado e seguro aqueles que tem uma vida sexualmente ativa, agentes dos postos de saúde da Vila do João e Gustavo Capanema (Pinheiros), participaram também, com serviços e orientações de saúde, como: Distribuição de kit escovação (Escova; Fio Dental e Crema Dental); Distribuição de preservativos Feminino e Masculino; folhetos de prevenção a AIDS,  além de orientação sobre a Sífilis e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Foto por Renata Guilherme
Segundo Betto Duarti, organizador do evento, a Parada Gay da Maré foi a primeira no Brasil a ser realizada dentro de uma favela, depois vieram Rocinha, Acari e Nova Holanda. “A primeira fizemos dentro da garagem da Real (empresa de ônibus), com um trio elétrico somente, fazendo “vaquinha” com os moradores pra pagar o trio, sem apoio ou patrocínio de ninguém, mas em torno de uma hora do nosso evento, já tinham 800 pessoas.” Com o passar dos anos, e com a ajuda de muitos amigos, a parada gay foi tomando uma proporção muito grande, afirma Betto.


Além de frequentadores da Maré, pessoas de diversos lugares do Rio vem participar e assistir o desfile das coloridas fantasias, e a diversão característica da comunidade GLBT. É o caso de Cícero Thiago, ex morador da Maré, e funcionário de uma grande loja do setor de utilidades do lar. Participa desde o início da Parada Gay da Maré, é conhecido por todos como a “Gaga da Maré”, em homenagem a sua diva (como ele mesmo diz), Lady Gaga. Com criatividade para preparar uma maquiagem alegre, conta que suas roupas são artesanais e seu cabelo loiro muda de acordo com sua escolha. "Na uruguaiana encontro os acessórios ideais e mais baratos."
Foto por Renata Guilherme
O evento também movimenta a economia da região. Bares, lanchonetes e restaurantes, que se localizam no percurso dos trios elétricos ficam cheios, além dos ambulantes, que aproveitam a movimentação pra defender um trocado, montando barracas com vestuário, bebidas e comidas como a tradicional dupla churrasquinho-cerveja.

No final do percurso, todos se reuniram em frente ao palco, na Vila dos Pinheiros, para show de transformistas e do grupo de pagode No Lance.

Acesse nosso novo site: http://jornalocidadao.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário