29 de setembro de 2013

Fórum do Museu da Maré

Por Thaís Cavalcante
Colaboração Eliano Félix

Por Thaís Cavalcante
O Fórum do Museu da Maré começou as 15h do dia 27 de Setembro. Além da Equipe de Arquivologia do Museu da República,  20 pessoas estiveram presentes. Inclusive estudantes Jovens Talentos da Faperj. Carlinhos, coordenador do Museu da Maré e Mário Chagas, professor de Museologia da UNIRIO e Museólogo do Museu da República falaram sobre a história de Canudos, parcerias e futuras exposições na Favela da Maré.

Por Thaís Cavalcante

Conhecendo a proposta de exposição temporária "Canudos, memórias do mundo"

O Museu da República tem o acervo original da Guerra de Canudos. Que se passou em uma cidade, um arraial, existente no final do séc XIX no sertão da Bahia. O arraial tinha liderança  especial, Antônio Conselheiro. Depois da Proclamação da República, esse arraial teve um rápido crescimento no interior da Bahia. Instantaneamente passou a ser uma ameaça a República que havia acabado de se instalar. Acusavam de anarquismo, que estariam preparando um movimento de rebeldia contra a República etc.O exército mandou a 1º e 2º expedição, e foi derrotado. Na 3º, eles venceram Canudos e um fotógrafo registrou tudo.
Por Renata Guilherme
O Museu tem o acervo original desta última expedição, 68 fotos do Flávio de Barros. Em 2012, foi feita uma exposição no Museu da República chamada "Canudos, memórias do mundo" e a proposta é que essa exposição esteja ainda este ano no Museu da Maré. Com a ideia da memória vitoriosa de Canudos, a história de resistência, não só a guerra em si. Será a primeira vez que as fotografias de Canudos estarão em um Museu na favela. A exposição acontecerá em Novembro com a duração de um mês.
Durante as falas de Mário Chagas, podemos descobrir que, possivelmente, Dona Orozina, considerada a primeira moradora da Maré, viveu antes no Morro da Providência, depois veio para a Maré. Portanto, existe uma ligação entre a Maré, Providência e Canudos. Daí a importância maior ainda da exposição Canudos para a Maré.

Por Renata Guilherme
No dia 27 de Setembro foi comemorado o dia de "São Cosme e São Damião", e no final do Fórum todos puderam se deliciar com uma variedade de doces. Também foram distribuídos para crianças da Maré.

Por Thaís Cavalcante
Há uma parceria do Museu da República com o Museu da Maré, de quase 10 anos. Acompanhe abaixo as propostas de interação dos Museus nos próximos meses:
  • Exposição que Comemora os 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas
  • Dia 15/10 no Museu da República
  • Proposta ECOMUSEU Mega Vilma - Seminário "Consciência Negra"
  • Dia 18 e 19 de Outubro no Museu da Maré
  • Proposta de Exposição "Memórias da Maré" (sem data prévia)
  • Proposta de Exposição "Canudos, memórias do mundo" - Novembro no Museu da Maré
                                          ENDEREÇO E CONTATO                                                    

MUSEU DA MARÉ
Av. Guilherme Maxwell, 26 - Maré , Rio de Janeiro
Contato: 21 3868-6748‎

MUSEU DA REPÚBLICA
Rua do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro
Contato: 21 3235 3693

Nenhum comentário:

Postar um comentário