14 de outubro de 2013

2° festival de pipas do Jacarezinho

O 2º Festival de Pipa Consciente foi realizado dia 12 de Outubro, na Escola Municipal Professor Renato Azzolini e comemora o encerramento do “Projeto Pipa Consciente”, idealizado pela professora de Educação Física, Renata Fonseca com auxílio do professor de Educação Física, Adilson Orlandini Filho; da diretora Isabel Cristina Cândido Melo, da coordenadora pedagógica Maria Luciana Stati de Oliveira, professores e funcionários da escola.
O projeto leva em consideração o fato de que em Jacarezinho a pipa é um dos brinquedos mais populares, sendo utilizada por pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e que, normalmente, quem gosta de soltar pipa não utiliza locais apropriados para essa prática, diversos pipeiros acabam brincando nas ruas, avenidas e praças, em meio às redes de telefonia e próximo aos fios de alta tensão e também com o uso indevido de cerol. Dessa maneira, nasceu a ideia da realização do “Projeto Pipa Consciente” para utilizar essa brincadeira como uma atividade lúdica de socialização e conscientização.
Foto por Ratão Diniz

O Festival foi precedido por um trabalho pedagógico interdisciplinar sobre o tema, abordando de forma educativa uma das diversões mais praticadas pelas crianças, “Empinar Pipa”, com objetivo de comemorar e vivenciar as experiências durante as aulas, conscientizando os alunos sobre o uso seguro do brinquedo, formando cidadãos críticos, participativos do processo social e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade, com base no respeito mútuo. Foi precedido também da participação importantíssima do soldado Alves do Corpo de Bombeiros que palestrou sobre o uso consciente da pipa.
O 2° Festival de Pipa Consciente teve a participação dos alunos de 4° e 5° anos que confeccionaram suas pipas na escola com o auxílio dos professores. A soltura foi feita nas mediações da escola, ocorrendo premiações. Foram dadas medalhas para todos os participantes e brindes para a pipa que subiu mais rápido, a que voou mais alto e a que fez mais manobras.



Este projeto, por meio da brincadeira, criou um ambiente agradável de estímulo para o aprendizado e conscientização formando alunos multiplicadores de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário