18 de outubro de 2013

Mutirão de Grafite na Maré

A expressão através das tintas
Foto e texto: Eliano Félix
Colaboração: Thaís Cavalcante

Adicionar legenda
Durante os dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo, pelo menos 130 “Crews” (como são chamados os grupos de grafiteiros), realizaram o 3º Mutirão de Grafite da Maré, na Vila do João. Grafiteiros de diversos lugares do Rio de Janeiro puderam expressar sua arte através das tintas e mostraram a criatividade e paixão pela favela. Além da presença de "Crews" da Vila do João, Pinheiros e Nova Holanda, também participaram Belford Roxo, Cajú, Ilha do Governador, São Gonçalo, Irajá, Guadalupe, entre outros. Assim, construíram juntos o mutirão.


Segundo Bone, que é organizador do mutirão, todo ano no mês de outubro, os grafiteiros se reúnem para revitalizar e passar suas mensagens, através do grande muro que contorna a entrada da Vila do João. Sendo propriedade de uma empresa de contêineres (que são aquelas caixas grandes, de ferro, transportadas por caminhões e navios), foi proposto uma parceria, onde a empresa cede o muro, e os artistas com tema livre, tem a liberdade para se manifestarem artisticamente.


De acordo com o blog “Artimpacto”, o grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Você sabia que a história do grafite vem da época das cavernas? Ficou interessado, quer saber mais? Acesse aqui  http://artimpacto.wordpress.com/a-historia-do-grafite/

Nenhum comentário:

Postar um comentário