25 de junho de 2013

Sustentabilidade com o Secretário de Estado do Ambiente: Carlos Minc

O secretário de estado do ambiente, Carlos Minc, se reuniu na sexta-feira, dia 21/06, com lideranças comunitárias e representantes dos pescadores do conjunto de favelas da Maré. O encontro foi realizado no Museu da Maré.
Com a presença de moradores, pescadores locais e abertura do Grupo Maré de Samba, o encontro foi aberto com a fala do diretor do Ceasm, Antônio Carlos, onde destacou a importância histórica da Maré, como resistência, na questão da sustentabilidade e da luta dos moradores ao longo de 60 anos, na questão da garantia do direito à água, luz, saneamento básico, e outras que até hoje buscam os mareenses. Na ocasião, foi homenageado também, o Sr. Euclides ( primeiro presidente de Associação de Moradores da Maré, Morro do Timbau), que estava presente e tem hoje 84 anos de idade.


O secretário, Carlos Minc, falou da obra de revitalização do canal do fundão e, principalmente, sobre a realização de alguns projetos, em parceria com as associações de moradores da Maré. Foi anunciado que a construção dos três cais, antiga reivindicação dos pescadores, estará concluída em dezembro de 2013. A licitação já está em curso e as obras começam em julho. Uma nova obra de dragagem deverá ser feita em alguns pontos, pois, nesses lugares a navegação dos barcos continua difícil.
Minc falou de projetos que estão abertos à parcerias com as associações de moradores interessadas, como:
 O Projeto Fábrica Verde, que tem por objetivo promover a capacitação profissional em montagem e manutenção de computadores. Em média, a cada três máquinas doadas por moradores e empresas, os alunos montam um computador, que acaba instalado em telecentros comunitários.
O EcoModa oferece capacitação nas áreas de costura, modelagem, desenho e ilustração de moda e estamparia, com foco no reaproveitamento e utilização de materiais usados de vestuário.
O EcoBuffet promove a capacitação em aproveitamento integral de alimentos, culinária, empreendedorismo e educação ambiental.
O Comunidades Verdes promove cursos de capacitação em técnicas de recobrimento vegetal de muros e fachadas residenciais e encostas desprovidas de vegetação, reflorestamento e implantação de hortos comunitários.

No final, o secretário participou do encerramento da exposição socioambiental “As Águas Continuam a Fluir”, que trabalhou como tema principal a àgua, onde as primeiras casas da Maré foram instaladas, em palafitas, sustentando-se na coragem e na solidariedade, e exposta no Museu da Maré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário