21 de junho de 2013

Relato de uma moradora da Maré sobre os Protestos

 21 de Junho de 2013.

No início da manifestação os relatos que eu ouvia em tempo real falavam de uma mobilização pacífica, até festiva. O povo mostrando que já é chegada a hora de mudanças, era a satisfação  de estarem unidos pelo mesmo ideal, sem diferença de classe social, raça ou coisas do tipo. Porém, toda essa felicidade foi interrompida, segundo aqueles que estavam lá. Começaram a falar sobre a força policial, que chegou reprimindo pessoas que nada tinham a ver com os vandalismos, é verdade, mas era uma minoria. Muitos inocentes ficaram feridos, jovens e adultos estavam apavorados! Uma amiga relatou que se agachou numa rua e ao seu lado sentou-se uma senhora em pânico!
Participei do protesto de segunda-feira (17) e o clima era de paz, até que na ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) um grupo fez o que fez. Quanto ao confronto de ontem (20), a polícia deveria sim ter detido saqueadores, mas o problema é que, como nas favelas, a polícia age sem a menor sabedoria, não diferenciando caso por caso. A polícia chegou massacrando geral! Amigos que estavam em um bar na Lapa disseram que  simplesmente só ficaram sabendo do que estava havendo quando a polícia passou atirando e jogando gás lacrimogêneo, no bar que era bem pequeno e nesse ambiente ficou difícil para respirar, a unica reação foi jogar vinagre no chão e continuar refugiado lá dentro, mesmo com o gás. Porque a policia estava atirando indiscriminadamente em todos que estavam nas ruas. 

A única coisa que realmente gostei foi de ver o caveirão na zona sul. Agora todos sabem que, o que os moradores de comunidade reclamam é verdade. A polícia brasileira não está preparada para lidar com conflitos, muitos moradores "do asfalto" presenciaram de suas janelas, jovens de mãos erguidas e ajoelhados, serem alvejadas  por balas de borracha, adolescentes correndo desesperados e em pânico, depois de participar daquilo que seria uma manifestação pacífica.  Sou a favor de manifestações sim, desde que seja pacífica.
Os relatos de todos os meus amigos e parentes são unânimes em dizer que foram atacados pela polícia sem ter esboçado qualquer ação ou reação que provocasse a polícia. Concordo que tem que respeitar as autoridades, porém o que houve ontem foi abuso. Os mal intencionados tem que ser detidos, quem saqueou deve ser preso mas a população ordeira não deve sofrer com isso.
Existe um golpe de estado sendo posto em prática por setores da mídia, das grandes corporações, dos militares e dos partidos políticos de direita. A população não pode se deixar usar como massa de manobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário