25 de outubro de 2013

Liga das Associações
16 líderes comunitários da Maré se unem em busca de uma melhor qualidade de vida para os moradores.
Texto e fotos por Eliano Félix
Na busca de melhores serviços para o Conjunto de Favelas da Maré, como novas parcerias e projetos visando uma melhor qualidade de vida para os moradores, desde o dia 5 de junho de 2013, os presidentes das 16 Associações de Moradores da Maré vem se reunindo em encontros semanais itinerantes (uma vez por semana, sempre em uma associação diferente), dessa união foi criada a “Liga das Associações”, nome dado ao grupo dos presidentes.
Nessas reuniões, cada presidente apresenta uma carência a ser resolvida para seus moradores, todos discutem juntos e buscam solucionar de forma conjunta, na busca de parcerias ou diretamente com a prefeitura ou governo do estado, em contato com as secretarias de iluminação, saneamento, saúde, limpeza, obras e pavimentação.
Eleitos para representar o interesse dos moradores, os líderes comunitários encontram diversos problemas no dia-a-dia de suas administrações, pois não recebem verba pública alguma. Salvo, quando vendem algum documento, como o de compra e venda de algum imóvel local. Sócios contribuintes são bem poucos, um número quase insignificante para se ter recurso. E, para garantir um melhor atendimento aos serviços básicos, como saúde, educação, lazer e infraestrutura, o que não é obrigação dos líderes comunitários e sim, do poder público, os 16 presidentes tem intercedido junto aos governos municipal e estadual, para a garantia desses direitos. 
Um exemplo da representação e força da Liga das Associações, foi a reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no dia 6 de setembro, em seu gabinete. Na reunião, Paes afirmou para os líderes que vai implantar na Maré o programa Bairro Maravilha, com obras previstas para o início de 2014. O prefeito havia agendado um encontro com os presidentes, no Conjunto Esperança, no dia 28 de setembro, onde anunciaria o programa, mas devido a um imprevisto, o evento foi cancelado.
No dia 9 de outubro, outra reunião aconteceu no Conjunto Bento Ribeiro Dantas, com a presença do coordenador geral e coordenador médico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Roberto Simões e Edson Santana respectivamente, além de Luciano Freitas, técnico de campo da Light.
Os líderes comunitários apresentaram os problemas e suas demandas, de acordo com cada setor, buscando um melhor atendimento, preocupados principalmente, com a chegada do verão e época de férias escolares, período crítico no caso das duas áreas.
Charles, presidente da associação de moradores do Timbau, questionou a falta de comunicação entre a administração da UPA e as associações da Maré, e cobrou a volta das reuniões mensais para esclarecimentos e acertos no atendimento aos moradores.
Já Roberto Simões, salientou a importância da parceria com as associações, e se dispôs a ajudar, se colocando em contato com os presidentes. Disse ainda que, o período mais crítico da UPA é na época da dengue (férias escolares), mas existe estoque de medicamento para atendimento.
Com relação à Light, a maior preocupação dos 16 presidentes é com a constante falta de energia, principalmente com a chegada do verão.
Luciano Freitas informou que o plano verão da Light deu início no dia 15 de outubro e vai até o dia 15 de março de 2014, e se disponibilizou a atender os presidentes na troca de postes, transformadores vazando, e rede partida.

No dia 19 de outubro, no Museu da Maré, as associações de moradores receberam doações de computadores, através do projeto DaMaré e do secretário estadual do ambiente, Carlos Minc, e poderão montar telecentros comunitários, contribuindo para a formação educacional de crianças do conjunto de favelas da Maré. Veja matéria na íntegra aqui  http://bit.ly/1iguCDM

Atenção, orientação para falta de luz!
Na falta de luz em sua casa, primeiro entre em contato com a Light através do telefone 0800 021 0196 ou envie uma mensagem de texto com o código de instalação (número que vem na conta de luz) para 54448. Anote o número do protocolo de sua solicitação, caso a energia não seja reestabelecida em pelo menos 6 horas, aí sim, entre em conato com a associação de moradores, levando o número do protocolo e a conta de luz, a associação fará o contato com o técnico da Light responsável pela Maré. Caso a falta de energia se torne algo constante, os 16 presidentes das associações irão recorrer ao Ministério Público e os protocolos serão utilizados como comprovação do problema. 

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