18 de setembro de 2013

Ilustração e Charge no Morro do Timbau

Fotos e texto por Tati Alvarenga
Jornalista e aluna do II Curso de Comunicação Comunitária na Maré


Neste sábado (14) os alunos da II edição do Curso de Jornalismo Comunitário realizado pelo Jornal O Cidadão, aprenderam sobre Charges e Ilustração, com direito a noções de logística. O professor, José Henrique de 29 anos, é também colaborador voluntário do Jornal. Que desempenha no nosso veículo o cargo de Ilustrador/Chargista e também exerce a função de auxiliar de faturamento no setor logístico de outra empresa. A soma das duas funções foi essencial para passar um excelente conhecimento. O jovem é auto didata e fez curso de desenho somente para aprimorar seus conhecimentos. Pensando no futuro, pretende fazer faculdade de Educação Artística.


Até para pessoas que trabalham com Comunicação, fica difícil diferenciar Charge de Ilustração, pois ambas envolvem desenhos. O professor explica a diferença: “Charge é uma palavra de origem francesa: charger. Que significa carga, exagero”. Analisando na Comunicação a função do Chargista é de satirizar um fato, uma notícia, com isso a imagem fale por si mesma, geralmente é uma crítica a política, cidadania, urbanismo etc. A ilustração “serve para complementar ou apenas decorar um texto, não têm significado crítico” relata.
Todos os alunos presentes gostaram da aula e aplaudiram o professor. “Gostei muito pela oportunidade de conhecer um pouco da distribuição do jornal impresso. Gostei muito da aula charge e de aprender um pouco de desenho, pois não sei desenhar.” Relata Jocimara Brito de 21 anos, estudante de Jornalismo na Faculdade Gama Filho. “O uso da imagem como instrumento de informação foi o mais importante” afirma Rociclei da Silva de 48 anos, Pesquisador para tese de doutorado na UFRJ.
Exemplo para os alunos diferenciarem uma ilustração. A imagem do cigarro
é uma Charge de um rapaz fumante vendo seu reflexo no espelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário