10 de agosto de 2013

REFLETINDO: A SAÚDE ESTÁ DOENTE?

Todos os sábados pela manhã, teremos postagens no blog do Jornal O Cidadão, feitas diretamente pelos alunos do II Curso de Comunicação Comunitária que acontece no Ceasm, aos sábados de 10h as 16h.

Por Jocimara Brito


É visível a diferença entre um jornal comunitário e um jornal da grande mídia. Percebe-se que, de maneira positiva, as reportagens do jornal O Cidadão estão, de fato, ligadas ao objetivo de mostrar a favela real e dar voz aos moradores. Vemos isto com o cuidado nas matérias em ouvir e relatar a opinião dos moradores, integrando-os cultural e socialmente. Apesar de todas as reportagens serem interessantes, para análise destaco a matéria de capa. 
A matéria “A saúde está doente” envolve dados de uma pesquisa sobre a saúde, relatos dos moradores da Maré, breve e precisa explicação do que é o SUS e depoimentos de uma sanitarista. Ou seja, a reportagem integrou questões que, normalmente, não estão próximas umas das outras. De maneira clara, o texto levou aos moradores dados importantes da pesquisa como “50% dos usuários do SUS estão insatisfeitos com o serviço”, e associou a histórias vividas por eles.  O texto segue e ainda cita programas de saúde como UPA e Saúde da Família, falando de política pública de saúde aos moradores, que também puderam opinar (como vemos na enquete “O que você acha da Saúde da Maré?”).  
Evidencia-se a discussão importante, neste caso, sobre a saúde carioca, além da reflexão gerada e a integração aos moradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário