8 de julho de 2013

Novos Tempos para o Museu da Maré

No dia 4 de julho de 2013, foi realizado no Museu da Maré, um fórum para comemorar as suas realizações, desde a sua fundação (dia 08 de Maio de 2013), até os nossos dias.
Foram apresentados os resultados, pela então coordenadora interina Claudia, e pela direção do CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré), Carlinhos e Lourenço. Na ocasião houve uma mostra que contribui para o balanço de todas as mostras culturais , que projetou o Museu para além do bairro da Maré.
Em um breve resumo, os “slides” mostravam em fotos, parte do acervo contando a história da memória “mareense” da ocupação até os nossos dias.
As lideranças locais, como os presidentes das Associações de Moradores, alunos e ex-alunos de projetos do social, como a Vila Olímpica da Maré, Mulheres de Paz e do Ceasm, liderança de outras divisas, como uma representante de uma comunidade em Minas Gerais, ex-moradores ilustres e moradores antigos que colaboraram com objetos para construção do museu, tornou o espaço mais democrático com suas opiniões sobre representação deste patrimônio na sociedade, assumindo a sua identidade neste evento, além de uma belíssima apresentação da oficina de dança, com uma exibição da dança do ventre.
Houve, na ocasião a apresentação do novo projeto para o Museu da Maré, “os tempos”, que segundo Carlinhos, esta nova mostra irá representar os lugares que o mareenses gostaria de sentir ao visitar as exposições.
“A ideia é fugir dos padrões dos museus monumentais, ter como protagonista o morador e todo o seu sentimento através dos tempos cíclico e temático.”
Ao todo serão doze tempos, significando o tempo cronológico, nas doze horas do relógio e nos doze meses do ano. Confira abaixo:
·         Tempo da Água
·         Tempo da Casa
·         Tempo da Migração
·         Tempo da Resistência
·         Tempo do Trabalho
·         Tempo da Festa
·         Tempo da Feira
·         Tempo da Fé
·         Tempo do Cotidiano
·         Tempo da Criança
·         Tempo do Medo
·         Tempo do Futuro

Veja outros detalhes do projeto desta exposição no link abaixo:

Colaborou com esta matéria: Jhenri (José Henrique, ilustrador e chargista do jornal O Cidadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário