17 de julho de 2013

Festival Juventude na Favela

Matéria por Eliano Félix 
                   Thaís Cavalcante


Como um palco para a diversidade cultural na Cidade de Deus, aconteceu dia 29 de junho,  na quadra do Ciep João Batista dos Santos, o Festival Juventude na Favela. Durante todo o dia (De 9h às 17h), uma grande programação diversificada estava programada para os jovens e adultos ali presentes.

Na parte da manhã, as instituições dos objetivos do Festival se apresentaram e logo depois aconteceu a primeira roda de conversa com o Tema: Mobilização Social. Facilitador: Raull (Cinema do Alemão). Convidados: Fórum de Juventude UNE/UBES, Dá Teu Papo, Voz da Comunidade, CEASM, Portal Comunitário CDD, Papo Reto, Lívia de Tommasse (Pesquisadora da UFF), Paulo Magalhães e Cunca Bocayuva (Pesquisador da PUC-Rio). Iniciando as apresentações culturais, a Banda Rave de Raiz tocou suas músicas raízes: xote, xaxado, samba de latada, baião etc. 
 Abrindo a segunda roda de conversa, o Tema: Cultura e Educação se iniciou pelo Grupo Papo Reto. Convidados: Cidinho e Doca, Coordenadoria de Educação para Jovens e Adultos/ SEEDUC, SME, SMTE, Frei David, Rosana Heringer, Ministério da Cultura, Samuca (Vila Aliança, Sarau Poesia de Esquina, Grupo Alfazendo, Jovens de Periferia, CEACC, Capoeira Ariri,AIACOM) até a hora do almoço com arte - Palco Livre


O "Estilo Favela CDD" esteve presente no Festival com sua moda estilosa e favelada para divulgação e venda das blusas. 

Para divulgar seu trabalho, Sandra (vendedora de bolsas) e Maria José (costureira) de 82 anos do Programa Social CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com sua autonomia em costura e bolsas na Cidade de Deus, mostraram seu talento vendendo os produtos na quadra onde acontecia o Festival.

Para fazer cadastro em programas sociais como Sandra e Maria José, procure o CRAS da CDD, onde há Atendimento Social, Projovem adolescente, Programa Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos e Programa de Atendimento Integral a Família - PAIF.
Depois do intervalo, as 14h, continuaram as apresentações culturais com o Grupo de Dança Jovens de Periferia. Criado pelo professor André Araújo em 1998, esse grupo é tido como o primeiro grupo de Hip-Hop da zona Oeste, tendo trabalhos com Mc's, grafite, dança e Rap. Situado em Realengo, o grupo atua na comundidade do Batan e Padre Miguel, quem quiser participar do Jovens de Periferia, a idade inicial é à partir dos 12 anos, tem que gostar de dança e ter disposição para acompanhar o ritmo de treinos. Mais informações no link https://www.facebook.com/jovensdeperiferia 

Dia 07 de Julho o Grupo se apresentou no Parque de Madureira, Rio de Janeiro.
Logo em seguida o grupo de dança AIACOM (Armazém de Ideias e Ações Comunitárias) se apresentou, com seu estilo afro. Conversamos com Marco Lonese, coodenador de arte e cultura do projeto AIACOM, cuja sede é localizada na Rua Barão do Bom Retiro, 920, no Engenho Novo. Marcos nos contou que o grupo de dança AIACOM é um projeto voltado para a juventude, com foco étnico, que tem o objetivo de resgatar a nossa cultura, contra o racismo e preconceito, quebrando paradigmas e tendo o jovem como sujeito de direito de suas ações e conhecedor de sua cultura. Diversos trabalhos são desenvolvidos na sede, como: Arte, educação, teatro, dança, informática, desenho, capoeira, ginástica rítmica e multimídias. Para participar de qualquer projeto da AIACOM, basta ser jovem, morador do entorno do Engenho Novo e, principalmente, estar estudando. O grupo oferece alimentação e suporte pedagógico para seus 850 alunos. Mais informações na página: http://aiacom.org.br/  
Para finalizar, na terceira roda de conversa foram abordados diversos assuntos como: Saúde; Educação; Upp (liberdade ou ditadura?); Direito de Ir e Vir; Políticas públicas voltadas para os jovens, sobretudo, para moradores de favelas, entre outros. Facilitador: Dá Teu Papo. Convidados: Vavá Moraes (cineasta), SMDS, Conselho Tutelar, Jovem Cerebral, APA Funk, Dá Teu Papo, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Instituto Pereira Passos, Papo Reto, Superintendência de Juventude-SEASDH, Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local, LAMSA e Instituto Invepar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário