Versão web do Jornal Comunitário que circula há 14 anos no Complexo da Maré
17 de junho de 2013
Por que eu iria à Candelária hoje, dia 17 de Junho?
Depoimento de Leonardo Custódio sobre o Ato de Manifestação que acontece 17/06/13 as 17h na Candelária.
Por que eu iria à Candelária hoje? Não só por "20 centavos." Falo por mim. Sou de um lugar com um dos maiores índices de violência do Estado que tem ficado ainda mais violento, ironicamente, depois das "pacificações". Onde se paga uma passagem intermunicipal absurda considerando que a maioria trabalha em outra cidade. Onde só com muita paciência se sai e se chega com tanto engarrafamento cada vez mais cedo, todos os dias. Onde hospitais não têm emergência e pouca ambulância. Onde as decisões sobre uso de dinheiro público acontecem sem ninguém ver nem saber.
Por que eu iria pra Candelária? Porque estou cansado dessa porra toda. Tô cansado dessa sociedade injusta. Sociedade que privatiza na calada da noite e enche o bolso de alguns. Que ao mesmo tempo, encarece e dificulta a vida do resto de nós, a maioria não-branca da suposta "nova classe média" pra baixo. Que reclama da passividade do povo, mas que adora quando a polícia desce o cacete quando o povo vai as ruas reclamar e lutar por seus direitos.
Eu iria à Candelária hoje porque mentiram pra mim quando disseram que a ditadura acabou. Porra nenhuma! Vivemos numa sociedade talvez pior, onde se tem a sensação de liberdade a partir do crédito, mas que continua segregando pobres e ricos controlando acessos e ditando restrições a determinados locais das cidades. Quem tem dinheiro tem segurança, tem qualidade de vida porque pode pagar. Quem não tem, ganha um sonoro "foda-se" disfarçado de "trabalhando, pacificamente, um dia você chega lá." É preciso ir pra rua pra que o que é público - pelo qual todos pagamos - seja de qualidade pra quem pode e não pode pagar. Porque cidadãos, ricos e pobres, merecem ser tratados iguais como diz aquele texto famoso e quase sempre ignorado.
Ainda não sei se vai dar pra ir pra rua. Mas queria me fazer presente e do lado de todos amigos, amigos de amigos e desconhecidos que vão. Estou muito feliz e orgulhoso de estar vendo o gigante acordar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário