15 de abril de 2013

Lixo: vamos nos conscientizar!


Por Thaís Cavalcante


    Foto por Thaís Cavalcante dia 11/04 no Morro do Timbau.

A Comlurb que faz sua coleta de lixo diariamente pela Favela da Maré, por causa da operação policial que aconteceu no dia anterior, encontrou as ruas e becos assim: uma bagunça! Lixos orgânicos e inorgânicos no mesmo lugar, entulhos fora das caçambas de lixo por falta de espaço e também ocupando metade de uma das ruas do Morro do Timbau, como vemos acima. Na foto, uma criança passa descalça perto do lixo sem se importar se há problema pisar ali ou não.

Foto por Eliano Félix dia 11/04 no Morro do Timbau.

Os moradores afirmam que há uma fiel coleta diária dos lixos, seja por parte da Comlurb ou pelos Garis Comunitários. Mesmo com os eventuais problemas, há grande satisfação por parte de quem mora ali. Não só pela coleta de lixo diária, mas pelos Eco Pontos (que separam objetos recicláveis) e, os catadores também mostram seu importante papel na favela, pois fazem coleta seletiva deixando as ruas mais limpas.
O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas de nossa sociedade. Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fica espalhado pelas ruas.

    Foto por Thaís Cavalcante dia 11/04 no Morro do Timbau.


Então cuide da sua favela, das ruas e principalmente do seu lixo.
Vamos nos conscientizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário