13 de dezembro de 2012

2ª Rio Parada Funk agita a Lapa

Texto: Alex Ferreira
Imagens: Blog Apafunk e Alex Ferrerira



A Lapa se transformou num baile funk a céu aberto no domingo (9), através do 2ª Rio Parada Funk.  Mc Leonardo foi o mestre de cerimônia no palco principal em que inúmeros funkeiros se apresentaram após se ausentarem dos palcos menores. A iniciativa tem como um dos objetivos mostrar um lado do ritmo não mostrado pelas mídias convencionais.


No ano anterior, o evento foi realizado no Largo da Carioca, mas neste ano os organizadores, sendo Mateus Aragão, o principal deles, esperava a liberação do Sambódromo.  Mas a prefeitura do Rio não o fez. Inclusive alguns patrocinadores não quiseram que suas marcas fossem expostas para não serem associadas ao Funk. Que, em setembro de 2009 passou a ser considerado movimento cultural e musical de caráter popular pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro com apoio dos deputados Wagner Montes e Marcelo Freixo.

Aproximadamente dez equipes de som espalharam mini palcos tocando ‘seus batidões’ que faziam a galera relembrar os bailes em que a pornografia não era o foco principal.  Os freqüentadores que atualmente têm 30 anos ou mais, se esbaldaram, mostrando que a época deixou saudade. Mas por lá tinha gente de todas as idades, desde crianças a adolescentes.  Também não faltaram os visitantes de outras cidades e até turistas de outros países.

A Apafunk (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk) teve o papel de levar o lado ‘combativo’ do Funk, ou seja, aquele que critica a forma como o pobre e outras minorias são tratadas.  Os chamados Funk de Raiz.  

Mas apesar da falta de colaboradores, a Policia Militar e a Guarda Municipal estiveram presentes impedindo com que imprevistos acontecessem aos convidados da festa.  

Mc Leonardo agitando a galera

Os mini palcos para novos talentos

Símbolo do Funk 'das antigas'

Sem idade mínima para participar

Nenhum comentário:

Postar um comentário