29 de novembro de 2012

SNJ e sociedade civil em ação pela juventude





Nos dias 23 e 24 de novembro de 2012 no Rio de Janeiro, aconteceu a segunda Oficina de Desenvolvimento de Software Livre e Comunidades de Hackers Cívicos, organizada pela Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria Nacional de Articulação Social em parceria com a ECO- UFRJ .
A oficina faz parte da agenda de construção do Participatório- participação on line da juventude na discussão de políticas públicas. O objetivo é estreitar a relação entre o governo (SNJ e seus projetos) e sociedade civil, através de ações propostas pelos colaboradores que trabalham com a mobilização e desenvolvimento da juventude - Viração, ESPOCC, Agência de redes para juventude, Fora do Eixo, Enraizados, Viva Favela, Outras Palavras, Meninos do Passinho e Agência Solano Trindade.



No primeiro dia, houve debates sobre o midialivrismo como o apoio das iniciativas já existentes na área de comunicação e mobilização em rede e a superação dos limites da participação direta nos espaços de governo. Em resumo foi questionado de que maneira a juventude participará e enviará conteúdo para o Participatório. As ações partirão desta questão.

O segundo dia da oficina ficou reservado para a apresentação das redes colaboradoras e a apresentação do Plano JUVENTUDE VIVA que foi apresentado por sua coordenadora, Luciane Reis. Depois foi aberto um espaço para levantar questões sobre o plano. Neste momento, e levantamento de propostas de ação e críticas de ativistas à ausência de políticas públicas de fato para os jovens nortearam o debate.

Considerações finais
Em relação ao jornal O Cidadão, O curso de Comunicação Comunitária ocorrido de julho a setembro deste ano foi um dispositivo para pôr o jovem como produtor direto de conteúdo através de dispositivos de comunicação, retratando de forma crítica sua realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário