25 de outubro de 2012

Falando de Comunicação Comunitária

Foi realizado este mês, durante os dias 16/10(terça-feira) e 19/10(sexta-feira), no Centro Loyola de Fé e Cultura(Puc-rio), O 1º Seminário Regional de Comunicação Comunitária (http://www.seminariocomcomunitaria.blogspot.com.br/).
O encontro tratou e discutiu temas importantes da comunicação feita pelo povo e buscou além de outras coisas uma conexão entre a academia e as mídias comunitárias em suas diversas vertentes, como: rádio comunitária; jornal comunitário; música; arte hip hop; ongs; pensadores e estudiosos sobre o assunto.
Temas abordados como sustentabilidade, equipe, equipamentos, leis pela democratização da informação, linha editorial de uma mídia comunitária, o olhar fotográfico sobre a favela, produção de conteúdos na internet, criminalização das rádios comunitárias, upp, sobrevivência dos impressos e seus meios, criminalização da pobreza e diversos outros assuntos enriqueceram os debates.
Representações não só do Rio de Janeiro mas, de outros estados também estiveram presente, como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo dentre outros.


 
O jornal "O Cidadão" contribuiu com o seminário, na pessoa de Gizele Martins(Coordenadora do jornal), e uma das organizadoras do evento. Participando de algumas mesas de debate, ela contou um pouco da história do jornal, da identidade do "O Cidadão" com a comunidade, da criação do termo Mareense, que é utilizado hoje pelos próprios moradores e da dificuldade que é manter um jornal comunitário. Falou da criminalização que sofre o morador de favela e do trabalho que o jornal tem feito para mostrar ao contrário de tudo isso, valorizando a cultura, a fala, a identidade, papel esse fundamental para uma mídia comunitária dentro dos espaços populares. Na Maré, vivem hoje mais de 130 mil moradores.
 

 
O seminário encerrou com diversas propostas e caminhos apontados, deixando saudade e ao mesmo tempo a proposta de realização de próximos encontros. Com certeza foi muito produtivo, aprendemos todos, uns com os outros na proposta de construírmos uma comunicação diferente do que é nos oferecido pelos grandes meios de comunicação. A comunicação é de todos e acima de tudo, para todos!
   Outros encontros virão, com novas construções. Mais informações sobre o que rolou no seminário, é só acessar o link postado no início do texto. 
 
 
Equipe "O Cidadão" no seminário: Renata Linsli, Gizele Martins e Eliano Félix.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário