8 de junho de 2012

Desenvolvimento sustentável, trabalho e renda

Por Gizele Martins e Danielle Andrade
Na foto: João Marcos Vidal
Hoje, dia 8 de junho, mais de 400 jovens assistiram a primeira mesa de debate do segundo dia da Conferência de Jovens para a Rio+20, Youth Blast. O tema foi a participação dos jovens na costrução de uma Agenda de Juventude e Desenvolvimento Sustentável.

A jovem estudante Glaucia Oliveira, de 19 anos, que assistiu esta primeira mesa fala sobre o que aprendeu hoje. "Estou adorando participar porque é uma forma dos jovens colocarem seus ideais em prática. Além de elaborarem juntos um documento final sobre sustentabilidade, trabalho, renda para ser levado para o Rio+20 para que seja encaminhado ao congresso".

João Marcos Vidal, Secretário de Juventude e participante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), falou sobre a importância dos jovens já discutirem em seus grupos familiares, comunitários e escolares o mundo do trabalho, do profissionalismo e da renda, sendo uma dessas alternativas para a saída da crise o desenvolvimento sustentável. "Estamos passando por um momento de crise econômica mundial. Temos no mundo mais de 200 milhões de desempregados, sendo que 80 milhões deles são jovens. A Rio+20 precisa ter este tema também como pauta, precisamos pensar em alternativas", disse.

Outro assunto abordado nesta primeira mesa foi sobre as greves nas universidades federais de todo o país. De acordo com Maria das Neves, diretora de cultura da União dos Estudantes, é preciso que todos se envolvam em temas relacionados aos movimentos sociais. "A greve também deve ser nossa pauta, e tudo o que discutirmos aqui deve ser levado para a Rio+20 sim, mas temos que continuar pressionando para que esses compromissos sejam cumpridos no congresso. E pensarmos no todo é respeitarmos o meio ambiente de cada um de acordo com os seus costumes. Pensar na universidade, na escola é pensar também em trabalho", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário