15 de dezembro de 2010

Rio sediará III Teia da Memória


Entre 15 e 17 de dezembro, encontro reunirá representantes de museus comunitários na Maré



Com o objetivo de fortalecer ações comunitárias e promover o intercâmbio de experiências e idéias relacionadas à preservação das memórias locais, o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram realiza, entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Museu da Maré, no Rio de Janeiro, a III Teia da Memória.
O encontro reunirá representantes dos pontos de memória de cinco regiões do País, além dos pólos regionais do Brasil Memória em Rede, rede de instituições que valoriza o uso da memória como ferramenta de desenvolvimento social e cultural.

O primeiro encontro da Teia da Memória foi realizado em dezembro de 2009, em Salvador (BA), e reuniu mais de 200 pessoas. Em março de 2010, Fortaleza (CE) recebeu a II Teia da Memória, que marcou a integração dos Pontos de Memória ao Programa Cultura Viva, que também apoia os Pontos de Cultura.

Nesta terceira edição, além da troca de experiências e metodologias no trabalho com a memória, também haverá espaço para a construção coletiva das diretrizes que nortearão as ações dos Pontos de Memória em 2011. E, para ajudar nessas definições, serão ministradas palestras e promovidas mesas de debate.

O encontro é aberto ao público. O Museu da Maré fica na Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré, no Rio de Janeiro, RJ (após o quartel do CPOR - passarela 7 da Av. Brasil).



Programa Pontos de Memória

Resultado de parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) com os Programas Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (MJ), e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Programa Pontos de Memória apoia iniciativas e experiências de memória social em comunidades populares do País.

As ações são pautadas pelo protagonismo comunitário e pela gestão participativa e a idéia é que os pontos de memórias se consolidem como espaços que representem o conjunto da população, apresentando as diferentes narrativas dos moradores, suas trajetórias de vida, expressões culturais e anseios. A expectativa do Programa é que essas iniciativas de memória se tornem pontos de dinamização das atividades culturais e socioeducativas locais e espaços de referência para a comunidade na valorização da identidade cultural e territorial.

No momento estão em processo de consolidação 12 pontos de memória, situados em comunidades populares nas seguintes cidades: Belém - PA (Comunidade de Terra Firme); Belo Horizonte - MG (Comunidade do Taquaril); Brasília - DF (Comunidade da Estrutural); Curitiba - PR (Comunidade do Sítio Cercado); Fortaleza - CE (Comunidade Grande Bom Jardim); Maceió (Comunidade do Jacintinho); Porto Alegre - RS (Comunidade da Lomba do Pinheiro); Recife - PE (Comunidade do Coque); Rio de Janeiro - RJ (Comunidades do Pavão-Pavaozinho-Cantagalo); São Paulo - SP (Comunidade da Brasilândia); Salvador - BA (Comunidade do Beiru) e Vitória - ES (Comunidade do São Pedro).

Além dessas, o Ibram também apoia, por meio de oficinas de capacitação e visitas técnicas, iniciativas como o Ecomuseu da Amazônia, em Belém - PA, o Museu Sankofa, da Rocinha, e a Vila do Horto, no Rio de Janeiro, e o Museu Vivo de São Bento, em Duque de Caxias - RJ.



Museu da Maré

O Ibram passou a incentivar a criação de museus em comunidades populares devido à experiência inovadora e bem sucedida do Museu da Maré, no Rio de Janeiro.

Inaugurado em oito de maio de 2006, o Museu da Maré é resultado da vontade dos moradores de imergir no passado e de olhar para o futuro, na reflexão sobre as referências da comunidade, das suas condições e identidades.

O museu é um conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais ou econômicos. Envolve vários núcleos de ação que têm como centro a exposição permanente, mas que se desdobram em outras ações como a organização de acervo documental; a realização de pesquisa em história oral; o desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas, como o grupo de contadores de histórias; além da realização de outros eventos diversos como exposições itinerantes, seminários, oficinas e produção de material temático.



Pontos de Memória Parceiros que participarão da III Teia da Memória



Fortaleza (CE)

Icapuí

Titanzinho



Belém (PA)

Ecomuseu da Amazônio



Rio de Janeiro (RJ)

Museu Sankofa, na Rocinha

Museu da Maré, na Maré

Museu do Horto, na Vila do Horto

Ecomuseu Dona Nega Vilma, no morro Santa Marta

Museu Vivo de São Bento, em Duque de Caxias – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário