11 de maio de 2010

Livro relembra torturas da ditadura militar

Companheir@s!

Venham para encontrar o Aquino apresentado o mais novo livro dele.

Quarta-feira, 12/02/2010 às 18h

O livro é um documento importante para a lembrança da resistência contra a ditadura e uma fonte indispensável para resistirmos contra o esquecimento das torturas e os seus responsáveis.

As editoras Coletivo A e Achiamé apresentam o mais novo livro de Rubim Santos Leão de Aquino

Um tempo para não esquecer : 1964-1985


    Este livro é  o resultado de muita leitura, de pesquisas demoradas e de intensa vivência no período estudado pelo autor, o professor Rubim Santos Leão de Aquino.
Publicado em 2010 pelas editoras Achiamé e Coletivo A, tem 284 páginas e dez capítulos, além das apresentações pelo advogado Antônio Modesto da Silveira e pela professora Cecília Maria Bouças Coimbra, uma relação  de abreviaturas e siglas constantes na obra e a indicação da bibliografia utilizada.
     O primeiro capítulo trata da institucionalização dos métodos de tortura e de outros crimes hediondos: seqüestros, torturas, assassinatos de presos políticos e ocultação de cadáveres. Como são considerados crimes de lesa Humanidade não cabe anistiar quem os praticou. O capítulo seguinte analisa a criação do sistema nacional de informação e contra-informações, a preparação do golpe de 1964 e a comunidade de informações da ditadura.Os capítulos três, quatro e cinco analisam os centros oficiais e clandestinos de tortura e morte.
    Segue-se uma relação de mandantes, executantes e coniventes com a tortura e a morte dos presos políticos. O capítulo sete mostra a interligação de médicos com a repressão do regime ditatorial, apontando inclusive o nome daqueles que violaram o Código de Ética Médica. Colaboradores, infiltrados e informantes da repressão são relacionados no capítulo oito. O capítulo seguinte faz um histórico da Medalha do Pacificador e indica os repressores que a receberam. Casos de arrependidos são apresentados no capítulo final. É um livro indispensável para não esquecermos o tempo da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

 DE AQUINO, Rubim Santos Leão Um tempo para não esquecer: 1964-1985
Rio de Janeiro, 2010 16x23, 284 páginas  ISBN 978-85-910564-0-8
Local:
Síndicato dos Professores,
Rua Pedro Lessa, 35 - Centro
Terceiro andar no mini-auditório.

 A Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário