20 de maio de 2010

Depoimentos de alunos do preparatório sobre o Muro e as Chuvas no Rio

“A culpa dos 50 mortos é da irresponsável ocupação desordenada de
áreas irregulares, das encostas, por isso, eu quero construir muros nas
favelas, para impedir a expansão das favelas! Veja aonde estão as
mortes, são os pobres que morrem, por isso temos que ser cada vez mais
duros na disciplina da ocupação do solo urbano, com aparato da
polícia. Já falei com os prefeitos: Contem com o Governo do Estado!”
(Sérgio Cabral)

Estas palavras do Governador Sérgio Cabral foram citados neste blog "O Cidadão" após os deslizamentos que causaram muitas mortes nas favelas do Rio.

Levamos as palavras do Cabral para uma turma do curso preparatório para o Ensino Médio do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), localizado na Maré, e cada aluno/a opinou sobre o assunto em uma pequena redação. Confira abaixo "O que os jovens têm a dizer sobre a fala e a postura de Cabral".

1) "Em minha opinião o Governo do Estado ao invés de gastarem dinheiro construíndo um muro em torno das favelas do Rio de Janeiro, eles têm que fazer um abaixo assinado para os moradores dos morros e em lugares que tem o risco de um desabamento, e construir casas para esses moradores. E quando as pessoas foram construir casas em lugares em lugares como estes, eles têm que procurar a associação de moradores para eles mandarem técnicos e engenheiros para ver se o local não tem o risco de desabamento".

2) "Mas o que adianta construir muros na favela, daqui a pouco os moradores ou até os próprios traficantes vão derrubar".

3) "Para que esse problema de expansão da população seja resolvido, o primeiro passo seria a construção e a organização de moradias dignas para a população".

4) "Bom, no meu ponto de vista, o que ele falou não está totalmente certo, essa irresponsabilidade, em parte também e dele, já que existe ocupações em áreas de risco, porque ele não decorreu com o problema antes desta tragédia acontecer?"

5) "Em minha opinião, isso (os muros) não adianta nada, pois as pessoas derrubarão os muros e construirão casas nos lugares dos muros, ou fazem favelas do outro lado".

6) "Acho que a culpa não é apenas da população que ocupa as áreas irregulares, mas boa parte da culpa é do governo, pois não proporciona moradias para as pessoas de baixa renda. Eles deveriam construir casas com preços acessíveis á população pobre. Tudo bem que não é certo construir em áreas irregulares, mas não há mais locais, com isso os sem-teto precisam construir em áreas desocupadas onde muitas vezes são locais de riscos".

7) "Eu concordo sim porque a maioria das pessoas que morreram foi em lugares irregulares, mas também sei que as pessoas não estão ali porque elas querem, mas porque não têm condições".

8) "Essas pessoas têm que se tocar, e pensar: A cidade não é do prefeito, nem do governador. Mas sim minha, e também de outras pessoas. O prefeito e o governador não são heróis, mas sim pessoas que trabalham para ajudar a cidade e manter a cidade organizada em algumas coisas".

9) "A culpa é também de alguns políticos que não ligam para essa cidade, acham que é só ganhar dinheiro e acabou. E ainda usam o dinheiro do povo para nada que ajuda a sociedade, porque se usassem esse dinheiro para saneamento básico, o desastre seria bem menor".

10) "Ridículo, ele tem que perceber que as pessoas que estão em áreas irregulares e desordenadas não têm dinheiro nem possibilidade ou até mesmo não querem sair dela. E não adianta ele querer tirar as pessoas das favelas ou até mesmo fazer muros porque é difícil você sair de um lugar que você mora a muito tempo. Se fosse ele que morasse na favela, e um governador rico que falasse isso, ele também teria a mesma opinião que eu, ele acharia ridículo".

11) "Está errado. Porque em vez dele fazer muros, ele não constroi casas novas para as famílias que perderam tudo".

12) "Para que botar muros ao redor das favelas? Para gastar dinheiro que poderia servir para projetos mais relevantes praticamente a toa? Em minha opinião seria burrice. Vamos pensar em projetos inteligentes legais que possam ter um resultado bom, para as crianças ou adultos, adolescentes, algo que seja bom para o Rio de Janeiro".

13) "As pessoas que estão subterradas são pessoas trabalhadoras, que não podem pagar um apartamento na zona sul, e não têm onde morar, por isso constroem nas áreas irregulares"

14) "Por que essas pessoas em vez de tampar não melhoram?"

15) "Em minha opinião o governador Sérgio Cabral está basicamente certo, mas ao mesmo tempo errado".

16) "Eu acho isso o cúmulo do ridículo, mas não tem nada a ver o que ele está falando, mas isso é porque ele não mora na favela. Porque isso acontece? Porque realmente nós construímos em lugares proibidos e por isso que quando chove muito, as encostas caem e mata muita gente e deixa muita gente sem casa. Mas essa história de construir muros em volta das favelas para ela não crescer... É ridículo!"

É isso, vamos analisar, opinar e discutir sobre esses "Muros que nos cercam"!!!
Contribua você também...escreva para o nosso blog, o nosso email é: jornaldamare@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Quando estamos na liderança, temos uma outra visão e consequentemente temos que pensar no bem geral. Temos decisões a tomar que infelizmente não agradam à todos. Sendo assim, temos que também entender os motivos que levaram nosso Governador a tomar essa decisão. Um país que cresce é um país que se apóia. Temos que parar de criticar e começar a agir mais.

    ResponderExcluir