6 de abril de 2010

Sérgio Cabral acusa os pobres das favelas pelas próprias mortes!!! (RJ)

Por Maurício França Fabião


06/04/2010

Governador Sérgio Cabral Filho (RJ) está agora (12h34) na GloboNews (canal de notícias fechado da Globo), acusando os pobres das favelas pelas próprias (50) mortes, no Estado do Rio de Janeiro!!! Segundo ele: "A culpa das 50 mortes é da irresponsável ocupação desordenada de áreas irregulares, das encostas, por isso eu quero construir muros nas favelas, para impedir a expansão das favelas! Veja a onde estão as mortes. São os mais pobres que morrem, por isso, temos que ser cada vez mais duros na disciplina da ocupação do solo urbano, com aparato da polícia. Já falei com os prefeitos: contem com o Governo do Estado!"

A pergunta, Sr. Sérgio Cabral Filho, é a seguinte: porque você não usou os recordes de arrecadação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para urbanizar TODAS as favelas onde morreram essas 50 pessoas, como fez o Sr. Cesar Maia, com o Favela-Bairro? Porque, para você e sua gestão, a "questão urbana" em relação aos pobres, é expulsá-los das áreas centrais e nobres (como a Rocinha/São Conrado), para longe dos seus trabalhos, indo na contra-mão do urbanismo mundial?
Você sabe, Sr. Governador Sérgio Cabral Filho, que a culpa das 50 mortes é sua, por se omitir quanto à urbanização de TODAS as favelas! Por isso, num ato de desespero, acusa as vítimas pelas próprias mortes. É como acusar uma mulher pelo estupro que sofreu: "Quem mandou sair de saia, na rua?". Na questão das favelas, é como se dissesse: "Quem mandou morar no morro?". A culpa é sua, Cabral!

Mestre em Ciências Sociais (Uerj)
http://mauriciofrancafabiao.blogspot.com/

6 comentários:

  1. A culpa não é de ninguém. Nenhuma cidade no mundo tem galeria de água pluvial grande o suficiente para beber toda essa chuva.

    Entretanto, as mortes em encostas, são em grande parte culpa de quem mora em encosta. Isso acontece todo ano e ninguém sai dali. O Governador e o Prefeito devem conter essa desordem sim, dando melhores condições de vida a essas pessoas, mas os moradores de favela são também culpados ao serem coniventes com o tráfico, não pagarem impostos, nem água, nem luz e ainda construírem desordenadamente sem pedir aval nenhum.

    A culpa é de todo mundo, então acho que ninguém tem o direito de reclamar. Nem pobre, nem rico, nem político.

    ResponderExcluir
  2. Bom a culpa é ou não é de alguém?

    É lamentável ver o governador colocar a culpa nas pessoas que perderam a vida, mas vindo desse camarada( Sergio Cabral) não é surpresa. Acho que hoje ele mostrou com as palavras dele em varias entrevistas as reais intenções dos muros.

    Olha dizer que as pessoas deviam ter saído dali é pressupor que haja reais condições para isso, o que não ha.

    E olha caro Pedro vc mistura alho com bugalho. O que tem haver "coniventes com o tráfico" com o deslizamento de encostas?.

    Não sei quais são as suas fontes, mas os moradores das favelas pagam contas e pagam, imposto sim. Se o argumento for as contas de luz que pagamos ou as contas de águas que muitas favelas são isentas, estes nem são os impostos mais altos, estes que vc se refere pagamos a empresas pelos serviços a uma empresa privada que tem seu lucro e parte desse é repassado como imposto ao Estado. Ou vc acha que o trabalhador da favela não se alimenta, não compra roupas, não paga passagem de ônibus ou que não compra eletrodoméstico nas casas Bahia da vida? E pasme a grande maioria não tem moradia e morre de fome para pagar aluguel. Bom tudo isso tem impostos, O dinheiro que o trabalhador favelado ganha fica todo em impostos, esses não vão gastar seus polpudos salários em Paris ou em qualquer outra cidade, ou seja pagamos impostos tanto quanto a classe média. Mas por incrível que pareça os imposto que pagamos não são revestido em serviços de qualidade como cultura educação.


    Se vc utiliza informações das empresas de comunicação privadas para formar sua opinião, perfeito ela faz sentido. Mas se não acho que vc devia pensar em revê-las. Se os moradores não pedem o aval é pq não existe o movimento por parte do Estado e se quer tem interesse de resolver a questão habitacional, basta ver o que aconteceu com as a moradias feita pelo PAC em Manguinhos.

    Especificamente quanto a conivência, talvez os 80% dos moradores que não moram nas favelas sejam mais coniventes do que os 20% que moram.

    ResponderExcluir
  3. É difícil, muito difícil saber que existe um undo onde só me excluem, nos excluem...me sinto cansada diante de tais comentários absurdos como o de Pedro's...diante de tanta criminalização aos pobres, aqueles que carregam na pele e na alma a culpa de ter nascido!!! Como é cansativo tudo isso, como é ruim tentar enfrentar esse mundo tão cruel, preconceituoso!!! É um tapa na cara todo dia, é um soco, uma porrada!
    Vidas se foram, famílias estão sem casa, outras sem emprego, sem saúde, educação etc...e a culpa ainda é nossa!!!

    Ridículo tudo isso!
    Ridículo!!!

    Fora Cabral e seu rebanho!

    Gizele Martins

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É obrigação do governo prezar pela saúde e segurança dos cidadãos, no caso das construções em encostas, é obrigação do governo retirar essas pessoas de lá; a desculpa de que as pessoas não querem sair de lá não é válida.

    Outra coisa, se fosse pra construir um mega-empreendimento como a CIDADE DA MÚSICA, tirariam todas as pessoas do caminho à força, mas como só afeta o meio-ambiente e a segurança das pessoas, nada foi feito.

    Por falar em cidade da música: é triste ver que além de tanta roubalheira e corrupção, o governo prioriza obras idiotas e carérrimas, como a cidade da música...

    ResponderExcluir
  6. URBANIZAR FAVELA? NÃO ENTENDI. INVADEM, DESTROEM E VÃO GANHAR PRÊMIO? QUE MORRAM!!!E A NATUREZA SOBREVIVA. PORQUE NÃO VÃO INVADIR AS TERRAS PLANAS NA BAIXADA OU NA ZONA OESTE?AH, JÁ SEI, E QUE FICA LONGE DA ZONA SUL E DO CENTRO DA CIDADE...

    ResponderExcluir