1 de fevereiro de 2010

Sou livre, sou livre!!!

Sou livre, sou livre! Tainá grita, clama, por liberdade ao povo indígena

Por Gizele Martins
Foto Gizele Martins

"O Cidadão" em parceria com a "Revista Viração" cobriu o "Fórum Social Mundial 2010", em Salvador. O encontro que ocorreu entre os dias 29, 30 e 31 de janeiro trouxe para os presentes muita reflexão sobre as exclusões que existem em nossa sociedade, além de discutir como juntos podemos mudar tantos problemas apresentados. E, sem dúvida, um dos depoimentos mais bonitos e tocantes deste evento, foi a da índia Tainá..que com grande voz..falou sobre a criminalização que existe aos povos originários! Confira...

“Sou livre, sou livre!”... Foi assim que a índia Tainá terminou o seu discurso. Com os seus singelos 15 minutos de apresentação (comparados com as outras apresentações que duravam horas), ela falou da criminalização que existe aos povos originários. “Estão matando os povos indígenas. Estão matando o pouco que restou do meu povo Tupinambá!”. Tainá levou os mais de 50 jovens presentes na “Tenda da Juventude” – erguida em Salvador – à uma breve reflexão sobre a separação que estudiosos, governantes e a própria sociedade faz em relação aos índios e aos mais pobres. “Reflitam estudantes, quais são os direitos dos nativos? Eu não vejo diferença das nossas aldeias para as periferias. Vocês fazem separação, vocês nos excluem. Aprendam, rebelem-se, lutem! Cadê o Fórum Social, cadê os temas sociais, cadê o nosso povo aqui falando sobre a criminalização, cadê o nosso povo para falar de experiências de vida, cadê o nosso povo aqui discutindo com vocês, cadê?”, concluiu Tainá.

confira outras notícias sobre o FSM: http://www.revistaviracao.org.br/

Um comentário:

  1. Parabenizo a toda a equipe do jornal O Cidadão, bem como a toda a direção do CEASM, pelo empenho e dedicação demonstrados através dos trabalhos desenvolvidos ao longo de todos esses anos. Qualidade, Respeito, Responsabilidade, Preocupação com a informação e a cultura, são apenas alguns dos inúmeros pontos que merecem destaque. Fico feliz em ter podido trabalhar, ao longo de todo 2007, na CCM e partilhar de experiências/momentos significativos, em que 'O Cidadão' contribuiu brilhantemente. Parabéns! Permaneçam firmes no sonho e na luta!
    Abraços fraternos e solidários!
    Márcia Mansur.

    ResponderExcluir