3 de fevereiro de 2010

"Se Benze que Dá pra passar"

Foliões do bloco Se Benze que Dá no desfile de 2009

Por Renata Souza

Os mareenses vão cair na folia no próximo sábado (06/02), a partir das 15h30, com o bloco Se Benze que Dá. Os batuqueiros sairão do Largo do IV Centenário, no Morro do Timbau, rumo ao Parque União. Os fundadores do bloco defendem que o "Se Benze que Dá, além de ser um bloco carnavalesco de embalo, é um instrumento de luta política, cultural e educacional", por isso seus sambas trazem mensagens de protesto e crítica social com relação à criminalização dos pobres e o descaso governamental vivido nas favelas.





Confira a trajeto do bloco nos dias de desfile:
1º Desfile do Se Benze que dá 2010: 06 de fevereiro. (Do Timbau ao Parque União, passando pela Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Rubenz Vaz) Concentração às 15h30 no Lgo do IV Centenário - Bar do Zé. (A dica é a Passarela 8 da Av. Brasil) Todos lá! Se Benze que Dá!

2º Desfile: 20 de fevereiro. (Do Morro do Timbau ao Conjunto Esperança; Passando pelo Fogo Cruzado, Vila do Pinheiro e Vila do João). Se Benze que Dá! Concentração às 15h30, na Esquina da Guilherme Maxwell c/ João de Magalhães. (Passarela 7 da Av. Brasil)



Perfil Se Benze que Dá:
Motivado principalmente pela dificuldade de circulação interna de seus moradores entre as diferentes comunidades que constituem a Maré e pela vontade de interferir positivamente em sua realidade social, o Bloco que fez o seu primeiro desfile no carnaval do ano de 2005, tem se firmado ao longo dos últimos anos como um importante movimento de resistência cultural e de contestação acerca da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais. A média de integrantes varia, mas quando vai às ruas da Maré, além da bateria e passistas que somam por volta de 70 pessoas, este número cresce exponencialmente ao som da chamada “Vem pra rua, morador”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário