Foliões do bloco Se Benze que Dá no desfile de 2009
Por Renata Souza
Os mareenses vão cair na folia no próximo sábado (06/02), a partir das 15h30, com o bloco Se Benze que Dá. Os batuqueiros sairão do Largo do IV Centenário, no Morro do Timbau, rumo ao Parque União. Os fundadores do bloco defendem que o "Se Benze que Dá, além de ser um bloco carnavalesco de embalo, é um instrumento de luta política, cultural e educacional", por isso seus sambas trazem mensagens de protesto e crítica social com relação à criminalização dos pobres e o descaso governamental vivido nas favelas.
Confira a trajeto do bloco nos dias de desfile:
1º Desfile do Se Benze que dá 2010: 06 de fevereiro. (Do Timbau ao Parque União, passando pela Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Rubenz Vaz) Concentração às 15h30 no Lgo do IV Centenário - Bar do Zé. (A dica é a Passarela 8 da Av. Brasil) Todos lá! Se Benze que Dá!
2º Desfile: 20 de fevereiro. (Do Morro do Timbau ao Conjunto Esperança; Passando pelo Fogo Cruzado, Vila do Pinheiro e Vila do João). Se Benze que Dá! Concentração às 15h30, na Esquina da Guilherme Maxwell c/ João de Magalhães. (Passarela 7 da Av. Brasil)
Perfil Se Benze que Dá:
Motivado principalmente pela dificuldade de circulação interna de seus moradores entre as diferentes comunidades que constituem a Maré e pela vontade de interferir positivamente em sua realidade social, o Bloco que fez o seu primeiro desfile no carnaval do ano de 2005, tem se firmado ao longo dos últimos anos como um importante movimento de resistência cultural e de contestação acerca da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais. A média de integrantes varia, mas quando vai às ruas da Maré, além da bateria e passistas que somam por volta de 70 pessoas, este número cresce exponencialmente ao som da chamada “Vem pra rua, morador”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário