16 de novembro de 2009

Remoção, muro e pacificação


Por Gizele Martins
Foto Vania Bento

Na mesma semana em que saiu o resultado de que o Rio de Janeiro sediaria a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, as autoridades governamentais do Rio de Janeiro divulgaram na imprensa listas de favelas que serão removidas, pacificadas e muradas até 2012. Algo parecido ocorreu quando o Rio sediu o PAN em 2007, onde moradores de favelas sofreram graves repressões pela entrada das Forças Armadas e caveirões, sem contar nas inúmeras remoções e muros que foram feitos na época.

Esta semana, em entrevista com a assessoria de comunicação da prefeitura, ela afirmou o seu posicionamento em relação à remoção de algumas comunidades, principalmente as que se encontram localizadas em torno das vias expressas, na Zona Sul e Oeste do Rio de Janeiro. Umas delas é a Vila Autódromo, que já existe há mais de 40 anos, com um total de mais de quatro mil moradores. “Cada favela haverá o seu planejamento. Por causa das Olimpíadas e da Copa do Mundo, custa como uma das ações o reassentamento de algumas comunidades. Serão construídos planos para as Olimpíadas com o programa Minha Casa Minha Vida”, afirmou. Segundo a Prefeitura, as negociações com os moradores já foram feitas, mas não é isso que os moradores dizem. “A Prefeitura não nos procurou ainda, e só sabemos que seríamos removidos através da mídia. Aqui interessa muito a eles porque o terreno está localizado Barra, que é um lugar de grande poder aquisitivo”, diz o morador Altair Antunes Guimarães, de 54 anos, que já sofreu diversas outras remoções. Além da Vila Autódromo, outras comunidades como: Morro da Babilônia, Morro da Providência, dentre outras, sofreram o mesmo.

3 comentários:

  1. Um absurdo isso. Eu fiquei chocada ao saber disso. O Muro de Berlim na versão brasileira. Vocês tem que denunciar. Pautem os jornais das universidades gente!

    Thaís Rohrer
    Sndicato dos Bancários de Brasília

    ResponderExcluir
  2. Absurdo.
    Ouvi um depoimento esses dias que falava disso.
    É esconder o Rio de Janeiro, mais uma maquiagem do nosso grande governo!

    Parebéns Gizele continue na luta!!!

    ResponderExcluir
  3. Rio de janeiro só existe do centro a zona sul e mais a barra da tijuca. O resto é resto!!!!

    ResponderExcluir