21 de outubro de 2009

Queremos Vida!


Por Gizele Martins
Foto: Vania Bento
Na semana passada, sexta-feira, dia 16 de outubro, mais outras mães choraram, velaram a covarde morte de seus filhos no Morro dos Macacos, favela localizada na Zona Norte do Rio, o que segundo a política de segurança pública do Rio de Janeiro adotada por nossos governantes, esta é uma ação correta da polícia, já que a ordem do nosso secretário público de segurança, SR. Beltrame, e do nosso governador Sr. Sergio Cabral, é a de matar, exterminar todos nós favelados, já que somos considerados por eles, os grandes problemas da sociedade.

Outras medidas estão sendo tomadas para que eles solucionem esta ideia de que somos mesmo o problema: algumas favelas em torno das principais vias - muros da vergonha - já estão prometidos, muros que significam ser mais uma forma de exclusão, de abafar o que lá dentro da favela, eles, os nossos governantes, estão fazendo, ou melhor, não fazendo.

A política de pacificação também está sendo implementada em algumas favelas, e moradores destes lugares pacificados reclamam diariamente da repressão policial que sofrem. E como se já não bastasse tudo isso, existe ainda a ameaça de remoção de algumas comunidades. Sem contar nas operações policiais de tamanha brutalidade que sempre foram feitas, agora com mais intensidade, já que a cidade precisa se preparar para os Jogos Olímpicos e para a Copa do Mundo.

Tudo isso significa limitar a nossa "vida", esta é a maneira que eles encontraram de impedir o que queremos fazer, o que queremos afirmar, o que queremos cobrar, já que os nossos direitos básicos ainda nos são negado.

Não queremos mais esta dura realidade de tormento e dor, não queremos mais ouvir tiros e lavar sangue, ver mães chorando a covarde morte de seus filhos, o que queremos é ser considerados gente, queremos e lutaremos sempre por nossos direitos! Queremos Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário