3 de setembro de 2013

Seminário Juventudes em movimento: Direito à cidade pra quem?

Por Tati Alvarenga

No dia (24) do mês passado vários representantes de liderança juvenis, ONGs, e projetos voltados para as mais diversas áreas se reuniram na Fundação Educacional Unificada (Feuc) em Campo Grande – RJ. Onde foi apresentado o Seminário cujo o nome deu título a esta matéria. O evento surgiu através de um projeto do Instituto Brasileiro e Análises Econômicas (Ibase) com nome cidade  mudanças climáticas e ação jovem, e este encontro faz parte de uma das atividades previstas neste projeto. No ano de 2012  foi incorporado ao Fórum de Juventude do RJ e junto ao Ibase organizou a edição 2013 do evento, cujo objetivo é analisar como a cidade pode ser acessada pelo jovem.



O movimento abordou assuntos atuais como:  As manifestações que tomaram o país desde junho, inclusão social, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), movimento jovem da Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra), remoções na Cidade . Tudo no olhar e linguagem  dos palestrantes todos jovens de classes sócias, etnias e sexualidade diferentes porém unidos em prol dos direitos do jovem por uma cidade mais homogenia e justa.  
O encontro da série de debates e apresentações o auditório da Feuc, pode ser contemplado com apresentação teatral do grupo da ONG Escola de Gente. A peça relata questões de preconceitos sobre sexualidade, portadores de síndrome de Down, portadores de surdez e deficiente físico. O foco foi demonstrar que a falta de orientação e conhecimento de assuntos sobre seres humanos portadores algum tipo de deficiência, demonstra a necessidade constante de discussões a respeito deste assunto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário