26 de setembro de 2013

Píer à vista!

Após 7 anos de luta, colônia de pescadores da Maré

veêm cais mais próximo.

Texto e foto por Eliano Félix.

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, às 10:30h, no Museu da Maré, representantes da SEA (Secretaria de Estado do Ambiente), FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e engenheiros da W. Náutica e Fleming Construtora (Empresas ganhadoras da licitação), se reuniram com representantes das Colônias de Pescadores da Maré (Reinaldo: Parque União/ Edson e Valcir: Vila dos Pinheiros e Beto: Vila Residencial, Fundão).
Nessa reunião os pescadores receberam a notícia de que a construção dos píeres, antiga reivindicação do grupo, se iniciará no dia 04 de outubro, com término em dezembro de 2013.

Por questões técnicas, ficou acordado que as obras iniciarão no Parque União, posteriormente será montado o píer da Vila dos Pinheiros e, por fim, na Vila Residencial, no Fundão.

Lara Moutinho, Superintendente de Educação Ambiental do estado, lembrou que, serão realizadas visitas, por parte dos pescadores, ao galpão de corte dos cais, e ainda, nas visitas técnicas, realizada pelos engenheiros, serão levantadas as demandas específicas de cada colônia, com ajuste do projeto licitado para serem analizadas pela SEA/SEAM e UERJ.


O engenheiro Walter Lima, representante da W. Náutica, empresa responsável pela construção dos píeres, se comprometeu a entregar, ao final da obra, um kit de manutenção dos píeres e um documento com orientação de tráfego, para que a navegação possa ser mais organizada, preservando assim, tanto as embarcações quanto o próprio píer.
Após anos de espera, os pescadores da Maré agora, aguardam a conclusão das obras, para enfim, terem uma maré navegável novamente.

*Acompanhe no blog Jornal O Cidadão Online notícias sobre o andamento e conclusão das obras dos píeres*

Nenhum comentário:

Postar um comentário