Por Joana D’arc Liberato
A ONG suíça Jequitiba promoveu no Ceasm, entre os dias 28 e 30 de março, um curso de rádio comunitária para integrantes da Rádio Maré, com o apoio do Mídia Maré. Realizado pelo jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine, desde 2008 em várias cidades do Brasil, o Projeto de Formação ao Radiojornalismo tem o objetivo de dar uma formação para quem já atua na Comunicação Comunitária para a fabricação de informações locais sobre a comunidade e para a comunidade.
Carlos André, 35 anos, morador do Morro do Timbau e diretor do Mídia Maré destaca que “o curso de Rádio Comunitária é importante para qualificar os jovens e melhorar cada vez mais a rádio comunitária da Maré”. Wladimir Aguiar, responsável pela Rádio Maré, foi aluno do curso em 2008 e teve a ideia de aplicá-lo na própria favela. Ele conta que um colega de turma, pedreiro da rádio, hoje trabalha em uma radio comercial. “O Zezinho Cabra Bão morava na Nova Holanda e hoje leva a Maré para o Planalto Central já que trabalha em uma rádio lá”.
Todos os alunos destacaram o fato de, a partir de agora, terem o conhecimento sobre o trabalho técnico feito na prática, na cara e na coragem.
Quem quiser acompanhar a evolução da Rádio Maré é só sintonizar em 105.9 FM.
Esqueceu de citar o site da Radio Maré que tambem transmite pela web www.radiomare.org ou www.acerp.net
ResponderExcluirEu, apesar das grandes dificuldades que atravessamos, tenho orgulho de morar aqui e viver num país onde temos liberdade de expressão. E em adição à isso fico feliz por está sendo bem representada está minha liberdade de expressão através deste jornal. Parabéns pelo trabalho devoto e profissional.
ResponderExcluir*Obrigada por complementar a matéria, Wladimir!
ResponderExcluir*Waldecyr, agradecemos demais o seu depoimento. São vocês, leitores com críticas construtivas, que nos estimulam a não desistir da nossa comunicação comunitária. Continue se expressando por aqui quando achar necessário.
Grande abraço,
Renata Souza
Coordenadora e jornalista responsável pelo O Cidadão