12 de novembro de 2010

"Território de Atividades 2": público da Maré aprovou

Moradora tirando duvidas na barraca do INSS

Por Alex Ferreira

O Território de Atividades 2, ocorrido no último sábado, 06 de Novembro, no Museu da Maré, foi marcado por arte e serviços à comunidade. Em parceria com o NIAC (Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania) ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e outras instituições que utilizaram barracas para atendimento, o Museu prestou atendimento em diversas áreas e ainda cedeu espaço para que associações locais exibissem espetáculos artísticos. Essa foi a segunda etapa do Território de Atividades, a primeira ocorreu no ano passado na Praça do XVIII, Baixa do Sapateiro.

“Aqui temos diversos serviços para a comunidade, atendimentos jurídicos, oficinas, e isso só vem reforçar o trabalho do Museu da Maré no bairro”, afirma João Batista, coordenador da biblioteca do Museu. Ainda para falar sobre o objetivo da ação a professora Gabriela Lima Icasuriaga revela, que “a idéia foi colocar em contato com os moradores, instituições que trabalham com a UFRJ com o fim de que elas possam ajudar os moradores a resolver algumas questões”.

A Justiça do Trabalho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), A VOM (Vila Olímpica da Maré), A Ação Comunitária do Brasil, A CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto), foram algumas das organizações presentes no evento que, mesmo debaixo de chuva não intimidou os participantes. Aline Fátima Santos, moradora do Morro do Timbau diz que foi para levar seu filho para cantar no coral, mas dá sua opinião: ”a Maré merece outros momentos como esse”. Rafael de Oliveira, morador do bairro, também apóia o evento. “Aqui tem dança de salão, dança folclóricas, e é bom para que as pessoas vejam que há opções de lazer na Maré.

“Estamos tirando dúvidas e orientando a população sobre a área de aposentadorias e benefícios. Casos mais complexos nós aconselhamos a procurar as agencias”, relata Flavio Bruno, representante do INSS. Maria Augusta, médica da VOM, aproveitou a oportunidade para divulgar os grupos de trabalhos mais direcionados às mulheres. E, Francisca Duarte que é voluntaria da Ação Comunitária na Vila do João menciona que “a programação é muito útil para mostrar aos moradores os trabalhos artesanais que lá são realizados”.

“A CEDAE ensinou às crianças a evitarem o desperdício de água”, diz Andréia Batista, representante do órgão no evento. A juíza do trabalho aposentada, Rosilda Lacerda Rocha diz à equipe de O Cidadão que, não só naquele momento a Justiça do Trabalho se aproxima do trabalhador, mas também, através das associações de magistrados nacionais e regionais.

“O movimento do NIAC (Núcleo de Ações para a Cidadania) está se estendendo por toda a Maré, o Museu da Maré é apenas mais um parceiro”, diz João Batista. E, para o órgão, outras regiões da Maré ainda serão atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário