30 de novembro de 2010

Violência nas favelas: ocupação policial resolve?

Retirado do site:
http://www.brasil.agenciapulsar.org/tapa.php

Deputado Marcelo Freixo diz que ocupações não derrotam o tráfico

Após a ocupação da polícia e militares nos complexos de favelas do Rio de Janeiro, o governo do estado anunciou que o tráfico foi vencido. Para o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) isso não significa o fim da violência.

Ele acredita que essa política de enfrentamento nunca garantiu resultados permanentes e considera que essa política de segurança acirra a criminalização da pobreza.

Três mil policiais e militares das forças armadas ocuparam o Complexo do Alemão onde vivem mais de 400 mil pessoas no último domingo (28/11). Dias antes, a Vila do Cruzeiro também foi ocupada em situação parecida.

Freixo defende que além da ocupações policiais e militares, os direitos devem estar garantidos e a promoção de politicas públicas deve ser feita.

O problema, de acordo com ele, é que esses locais dominados pelo tráfico e pelas milícias, há ausência do Estado. Além disso, Marcelo acredita que os traficantes se reorganizarão se continuarem recebendo armas e drogas. Por isso, esse problema deveria ser enfrentado pela raiz, ou seja, o crime organizado deveria ser combatido nas fronteiras, contra os grupos que controlam o fluxo de armas e drogas. (pulsar/anp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário