Retirado do site:
http://vivafavela.com.br/blog/hoje-é-o-dia-da-favela
Hoje é o Dia da Favela!0 Hoje, 4 de novembro, é o Dia da Favela. A data foi criada por lei municipal de 2006, no Rio de Janeiro, e marca um acontecimento de 110 anos atrás. Conta-se que, em 1900, o chefe de polícia Enéas Galvão recebeu uma mensagem de um delegado, recomendando a "limpeza" do Morro da Providência, no Rio, à época chamado de Morro Favela.
A "limpeza" à qual se referia o delegado também pode ser chamada, mais claramente, de "remoção" - um problema que os moradores de favela conhecem muito bem até hoje. Além disso, evidencia a visão que as elites cultivam desde então: favelado = lixo. Por tudo isso, o Dia da Favela surge como um dia de luta, de afirmação de direitos e da dignidade da população pobre.
Origem do termo "favela"
A primeira favela de que se tem notícia é o Morro da Providência, no centro Rio de Janeiro. Os barracos começaram a ser erguidos em 1897, quando cerca de 10 mil soldados que participaram da Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, desembarcaram na cidade. Os primeiros moradores da Providência chamavam o local de Favela em referência ao morro de mesmo nome que existia em Canudos. Tal morro era recoberto pelo arbusto rasteiro "favela".
Os arbustos de favela possuem sementes semelhantes às da mamona, com espinhos que podem provocar inflamações e até aleijar a parte afetada. Sementes que também podem ser usadas na produção de óleo alimentício e farinha, rica em sais minerais e proteínas.
Vem daí, desde a origem, a dicotomia da favela, que fere e cura. O mesmo exército que destruiu a maior experiência de vida comunal do Brasil (Canudos) foi a semente que germinou na Providência, dando origem às comunidades que homenageamos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário