25 de agosto de 2010

Domingo: Chacina de Vigário Geral completa 17 anos

Ato público lembra Chacina de Vigário

Por Agência Nacional de Favelas

O dia que completa os 17 anos da chacina de Vigário Geral, 29 de Agosto, será lembrando neste domingo em Ato Público, promovido pela Associação dos familiares e Vítimas da Chacina de Vigário Geral em parceria com a Ação Política Artística e Cultural de Vigário Geral (APAC) e Rede de Comunidade e Movimentos Contra a Violência (REDE).

Lembrar para não Esquecer tem programado um Culto Ecumênico para as vítimas da chacina que matou vinte e um moradores da favela na madrugada de 29 de Agosto de 1993. Seis Policiais Militares, acusados formalmente, foram condenados, mas apenas dois ainda cumprem a pena. Quatro estão soltos por habeas-corpus.

O Ato começa às 15h30, na praça Catolé da Rocha, s/n, Vigário Geral. Contatos pelos telefones de Iracilda Toledo, da Associação de Moradores de Vigário Geral 21- 9150-4686; Patricia Oliveira, da REDE 21- 9809-9199 - REDE ou João Ricardo (JR), da APAC 21- 9977-3434. Por email, o contato é comendamediadoresdapaz@yahoo.com.br 

29 de Agosto é marcado no calendário do Rio de Janeiro desde 2003, como o dia de Luta do Povo contra a Violência. A data foi instituída através de Projeto de Lei do Deputado Estadual André Lazaroni.

Com informações de redeviolência.org  / Wikipédia.org / Amigos e Familiares da Associação.

 Acesse: http://www.anf.org.br/

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=7JcIsbkOoFw
    Depoimento sucinto do ferimento da dignidade e honra de um injustiçado por meio de torturas diversas e transgressões a direitos fundamentais constitucionais da carta cidadã brasileira, usando as legislações de forma deturpada e manipulável para atingir não a justiça mas interesses escusos por parte dos investigadores tendo até hoje a omissão do poder público a esta situação.

    ResponderExcluir
  2. http://odia.terra.com.br/blog/blogdaseguranca/200808archive001.asp

    Vigário Geral: tragédias por todos os lados
    Por Gustavo de Almeida

    "...Poucos sabem, mas há um PM no caso de Vigário Geral que acabou se tornando vitima. Trata-se de Sérgio Cerqueira Borges, conhecido como Borjão.
    Borjão foi um dos presos que em 1995 já eram vistos como inocentes, colocados no meio apenas por ser do 9º´BPM. A inocência de Borjão no caso era tão patente que ele inclusive foi o depositário de um equipamento de escuta pelo qual o Ministério Público pôde esclarecer diversos pontos em dúvida..."

    ResponderExcluir
  3. http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=sergio+cerqueira+borges&aq=o&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=71e6e014021bedba

    ResponderExcluir