2 de agosto de 2010

Viva Favela lança revista eletrônica

Mayra Jucá e Antonio Carlos explicam o projeto

Por Alex Ferreira
Foto Alex Ferreira

Para complementar o site Viva Favela que acaba de fazer os seus nove anos, ocorreu na última quarta-feira, dia 28 de julho, o lançamento da Revista Multimídia, no bairro da Glória, Zona Sul da cidade. Teve comes e bebes no real estilo das favelas, com direito a churrasco, funk e bebidas. Mayra Jucá, coordenadora de Comunicação da organização conduziu o evento que contou com a presença de Antonio Carlos Vieira, diretor do Museu da Maré, que desta vez foi o escolhido para ser o editor da revista.

A revista bimentral terá conteúdo em áudio, vídeo e textos virtuais. Os temas serão definidos com um curador (definidor do tema) e a equipe que a produzir, independente do Estado. Na festa, as edições 0 e 1 foram lançadas com os temas "Festa na Favela" e "Memórias", respectivamente.  O último foi idealizado por Antonio Carlos que explica o motivo da escolha.  "A memória é um instrumento de luta, por outro lado, ela é instrumento de projeção (ida) para o futuro".

Segundo Mayra Jucá, o objetivo da publicação é criar espaço para que produtores de novas mídias pelo Brasil afora, principalmente das periferias, possam expor seus trabalhos. "Exibir isso para um público maior de maneira articulada", completa. Por isso, a festa foi assistida por correspondente de todo o país, via webcam, concretizando o intuito do novo veículo de comunicação.

Bruno Zornitta, editor de conteúdo da revista, disse na festa que "toda pessoa tem direito à Comunicação.  É um direito humano". Confirmando estas palavras a equipe conta com um correspondente de apenas 16 anos, conhecido como Mascote. Que num intervalo das músicas relata que o fato de a publicação ter tema específico é bom para mostrar que tudo deve ser debatido com a sociedade.

Antes da exibição dos vídeos ocorridos no início da comemoração, a mestre de cerímônia, Viviane Oliveira, moradora da Maré explica que,"Os correspondentes se reúnem uma vez por semana por vídeo conferência com o editor convidado que propõe um tema e, apartir daí, a revista é discutida".

Visite a mais nova revista pelo link: http://www.vivafavela.com.br/

Pessoas das mais variadas idades estiveram presentes

 
Alguns vídeos da revista foram exibidos

Barman prepara drinks para convidados




Nenhum comentário:

Postar um comentário