5 de julho de 2010

Outro mundo, o submundo

Mc Xakal canta com o coração

Por Renata Souza

“Liga o mano, calça o boi e vai marcar o pingo”. É assim que um detento do sistema penal carioca diz quando se refere a um próximo para colocar o chinelo e tomar o banho. É nesse mundo, o submundo, que o Mc Xakal mergulha ao cantar o rap “Outro mundo”. “Pode até ser que a letra seja forte” mas esta música veio trazer à tona aquilo que muita gente ignora, às vezes por simples desconhecimento ou mesmo por desinteresse. O preso, aquele que a sociedade insiste em esquecer, ganha vida, é humanizado no funk do Mc Xakal.

“Lá dentro a cultura é diferente. Eles se comunicam por meio de gírias criadas por eles mesmos para facilitar o convívio entre si”, afirma Xakal ao expor que a linguagem é o carro chefe de toda a cumplicidade e companheirismo firmado por quem está privado de sua liberdade. “O lance aqui no pavilhão é não marcar bobeira. O sangue-bom já me passou a visão da cadeia. É só não roncar e respeitar o irmão”, essa é regra. A composição também ressalta o quanto o pensamento no mundo aqui fora faz parte do cotidiano dos encarcerados. “Se penso na minha família, dói o coração. Lembro dos meus filhos que vão crescer e quando perguntar por mim, o quê é que vão dizer?”, questiona a canção.
Esta música nos remete a uma forma antiga de se cantar o funk. Mc Xakal canta com o coração, com emoção, o dia a dia na cadeia. O que surpreende é que não foi ele quem passou pelo sistema penal, foi um amigo, quase irmão, que preso injustamente narrou com detalhes a vida de um presidiário. “Vivi toda a aflição, a angústia e a tristeza junto com a família do meu amigo. Era como se eu estivesse vivendo aquilo também. Foi muito forte e eu tinha que desabafar, senti a necessidade, a obrigação, de mostrar aquela realidade para o mundo, então resolvi escrever”, explica o Mc.

Esse é o primeiro dos mais de 30 raps que o Mc Xakal pretende estourar nas paradas de sucesso da massa funkeira. Com referências nas duplas Teko e Buzunga, Márcio e Goró, o Mc de 27 anos, chamado Raphael Lacerda, morador de Niterói, se destaca por suas composições diversificadas. Ele trafega pelas canções de protesto, de cunho social, até as músicas mais românticas. E isso é exposto por sua personalidade eclética que passa por estilos como o hip hop, pagode e até samba-enredo. Mc Xakal é de fato a mais nova promessa do funk em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário