9 de junho de 2010

CAs contra o "Muro da vergonha"

Conselho Universitário da UFRJ e Conselho de CAs denunciam o uso das 'barreiras acústicas' 
da Linha Vermelha para isolar as comunidades da Maré


Moção do Conselho Universitário da UFRJ
"O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio aos movimentos sociais das comunidades carentes do bairro da Maré contra a construção das ditas “barreiras acústicas” ao longo das vias expressas Linhas Vermelha e Amarela.
Com o argumento de que essas barreiras vão melhorar a vida dos moradores por bloquear os sons vindos das vias, estão sendo gastos 20 milhões de reais nesta obra.

Os movimentos sociais têm o entendimento de que essas barreiras não passam de muros que separam as comunidades do conjunto da Cidade, impedindo ainda que quem passe nas vias não possam ver a realidade desses locais. Além disso, os 20 milhões de reais que estão sendo gastos, segundo os próprios moradores, poderiam ser utilizados para a construção de creches, parques, escolas e pontes, que melhorariam a integração daquelas comunidades com o conjunto da sociedade."


Moção do Conselho de Centros Acadêmicos

O Conselho de Centros Acadêmicos da UFRJ, reunido em 25 de Maio de 2010, vem repudiar os governos e empresas responsáveis pela construção das ditas “barreiras acústicas” nas vias linha amarela e vermelha. Essas barreiras, que não passam de muros que servem para impedir a visão das comunidades carentes do Rio de Janeiro, segregam e promovem o crescimento do preconceito e da criminalização da pobreza. Os movimentos sociais, como o bloco “SE Benze que Dá”, das comunidades do bairro da Maré, repudiam essa violência social dos governos e a irresponsabilidade dos altos gastos que estão sendo empregados nessa construção no valor de 20 milhões. Essa quantia, como aqueles, como aqueles próprios moradores colocam, poderia ser investida para a construção de creches, escolas, postos de saúde, praças e pontes, que ao invés de impedir, serviria para integrar o conjunto da Maré com todos os bairros e locais vizinhos.

Sendo assim o DCE em conjunto com os Centros Acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apóiam e participam de todas as atividades contra a construção desse ‘muro da vergonha” em solidariedade aos movimentos sociais locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário