Dra. Lívia orienta às mareenses sobre os métodos contraceptivos
Por Alex Ferreira
Foto Alex Ferreira
Na tarde do dia 27 de maio, um econtro de profissionais de saúde com gestantes e nutrizes (mulheres que estão amamentando) fez com que todas elas tivessem a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo da gestação e da amamentação. Todas elas são cadastradas no posto de saúde Elis Regina, do Ciep Elis Regina, localizado na Rua Evanildo Alves s/n, Nova Holanda. Além de destes esclarecimentos, lá também foi feita a coleta de leite materno.
Na palestra, que se realiza todas às quintas-feiras, as pacientes puderam tirar suas dúvidas acerca dos métodos contraceptivos. A médica Lívia Mazzei ressalta: "O dispositivo Intra Uterino (DIU) é doado pelo posto, mas a colocação não é feita aqui. Nós encaminhamos para outra unidade médica".
O dentista Inácio Neto se fez presente na palestra, já que segundo ele, a dentição também é afetada durante a gravidez. "As bactérias que prejudicam a gengiva se alimentam dos hormônios que a mulher produz durante a gravidez, por isso, as gestantes precisam receber orientação sobre a melhor forma de se cuidarem". A moradora Ruth Neves, de 19 anos, fala sobre a importância destes encontros. "Acho essas reuniões ótimas e o atendimento, recomendo que todas as mulheres da Maré tenham a oportunidade de ouvirem e aprenderem sobre tudo isto".
Outro objetivo do encontro foi a doação de leite materno, por isso as agentes de saúde, Natália Bicharra e Jennifer Pellegrine informaram como é feita a retirada do leite. O posto está suprindo o estoque do material na Maternidade da Praça XV, que já não necessita utilizar o tipo industrializado. Mas, para que o processo continue seguro para os bebês que receberão o produto, a médica adverte: "As doadoras precisam ser cadastradas aqui no posto, caso não sejam, devem trazer exames de sangue e pré-natal de outra unidade, pois teremos grande prazer em recebê-las."
Para que mais bebês sejam beneficiados, o posto necessita de mais doadoras com o perfil acima e de potes de vidro com tampas de plásticos que serão devidamente esterilizados para armazenar o material. Portanto, quem puder colaborar é só se dirigir ao posto no endereço já citado ou ligar para os números 3105-6560 ou 3105-5760 e falar com a enfermeira responsável, Alzira Diniz.
Paciente esclarecendo dúvidas com a médica
As agentes de saúde simulando a retirada do leite para doação
Potes na máquina para esterilização
No término da reunião, Ruth Neves, elogia o trabalho do posto
Nenhum comentário:
Postar um comentário