28 de maio de 2010

"Métodos Contraceptivos" no Posto do Ciep Elis Regina


Dra. Lívia orienta às mareenses sobre os métodos contraceptivos

Por Alex Ferreira
Foto Alex Ferreira

Na tarde do dia 27 de maio, um econtro de profissionais de saúde com gestantes e nutrizes (mulheres que estão amamentando) fez com que todas elas tivessem a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo da gestação e da amamentação. Todas elas são cadastradas no posto de saúde Elis Regina, do Ciep Elis Regina, localizado na Rua Evanildo Alves s/n, Nova Holanda. Além de destes esclarecimentos, lá também foi feita a coleta de leite materno.

Na palestra, que se realiza todas às quintas-feiras, as pacientes puderam tirar suas dúvidas acerca dos métodos contraceptivos. A médica Lívia Mazzei ressalta: "O dispositivo Intra Uterino (DIU) é doado pelo posto, mas a colocação não é feita aqui. Nós encaminhamos para outra unidade médica".

O dentista Inácio Neto se fez presente na palestra, já que segundo ele, a dentição também é afetada durante a gravidez. "As bactérias que prejudicam a gengiva se alimentam dos hormônios que a mulher produz durante a gravidez, por isso, as gestantes precisam receber orientação sobre a melhor forma de se cuidarem". A moradora Ruth Neves, de 19 anos, fala sobre a importância destes encontros. "Acho essas reuniões ótimas e o atendimento, recomendo que todas as mulheres da Maré tenham a oportunidade de ouvirem e aprenderem sobre tudo isto".

Outro objetivo do encontro foi a doação de leite materno, por isso as agentes de saúde, Natália Bicharra e Jennifer Pellegrine informaram como é feita a retirada do leite. O posto está suprindo o estoque do material na Maternidade da Praça XV, que já não necessita utilizar o tipo industrializado.  Mas, para que o processo continue seguro para os bebês que receberão o produto, a médica adverte: "As doadoras precisam ser cadastradas aqui no posto, caso não sejam, devem trazer exames de sangue e pré-natal de outra unidade, pois teremos grande prazer em recebê-las."

Para que mais bebês sejam beneficiados, o posto necessita de mais doadoras com o perfil acima e de potes de vidro com tampas de plásticos que serão devidamente esterilizados para  armazenar o material.  Portanto, quem puder colaborar é só se dirigir ao posto no endereço já citado ou ligar para os números 3105-6560 ou 3105-5760 e falar com a enfermeira responsável, Alzira Diniz. 


                             
                                  Paciente esclarecendo dúvidas com a médica 

      
                              
                            As agentes de saúde simulando a retirada do leite para doação

 
                             
                                  Potes na máquina para esterilização


                                   
                          No término da reunião, Ruth Neves, elogia o trabalho do posto

Nenhum comentário:

Postar um comentário