15 de março de 2010

Muro, é pra abafar o que?

Primeira parte do Muro que está sendo construído na Linha Vermelha, altura do Caju

Por Gizele Martins
Foto Gizele Martins

Na época em que o Rio de Janeiro sediou os Jogos Panamericano (PAN), em 2007, autoridades governamentais queriam cercar as favelas, com o chamado "Muro da Vergonha". Desta vez com a chegada da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, o assunto voltou.. é isso mesmo, voltou e já está sendo construído pelas beiradas da Linha Vermelha na altura do Caju, mas agora com a desculpa de "abafar o som", "proteger os moradores do barulho dos carros das principais vias", disse o prefeito Eduardo Paes em entrevista a pouco tempo na TV.

É importante lembrar que na mesma época em que a ideia dos "Muros" apareceram em 2007, muita remoção e despejo surgiram também, assim como na comunidade de Mandacaru, na Maré, em que o prefeito dava na mão de cada família R$ 800 por cada barraco. Sem contar na Força Nacional que invadiram as favelas e reprimiram os moradores com o forte armamento e tanques de guerra. Algo parecido passamos agora, muita remoção, como o caso da Vila Autódromo, em que sua retirada já foi confirmada pela própria prefeitura, muito despejo, como o caso de muitas ocupações do centro da cidade, e muito extermínio, algo que acontece diariamente nas comunidades mais pobres. O que significa que a história apenas se repete, com discursos diferentes, mas com práticas muito parecidas.
Rio, Maré...é hora da gente se movimentar!!!

Um comentário:

  1. Ao ver essa barreira horrorosa sendo erguida há um mês atrás tive essa mesma sensação da repetição das coisas... Um absurdo fazerem este muro. É a prova concreta de que os argumentos ambientais são cada vez mais utilizados para a opressão social urbana. Resistam, como vocês sempre fizeram muito bem!
    Abraços e muita força,
    Cláudio Ribeiro

    ResponderExcluir